PRINCIPAL INSTITUTO UVA BIBLIOTECA DICA DO DOM FALE CONOSCO E-MAIL
 
 
 
 

*Não compativel com o Google Chrome.
*Melhor visualizado no Mozilla FIrefox.




 

Faça o download da nova logomarca da UVA
Formato JPG - Formato CDR - Formato WMF

UVA apresenta sua nova identidade visual

O brasão, a bandeira e o selo são os novos símbolos oficiais da Universidade. A criação de uma nova marca para a Universidade Estadual Vale do Acaraú surgiu da necessidade de aperfeiçoar esteticamente tornar mais representativa a identidade visual da UVA enquanto Instituição de Ensino Superior e pioneira na interiorização da formação acadêmica no Ceará. Às vésperas de completar 40 anos de criação, a UVA tem na qualidade, e na busca constante pela excelência, seu maior patrimônio, fruto da tradição em educação e produção de conhecimento em toda Região Norte do Estado. A sua expansão tem tornado ainda mais necessário resguardar esse patrimônio e fortalecer, através da unidade de seus símbolos oficiais, sua imagem institucional. Representar a essência da Universidade através num brasão não foi tarefa fácil. Muito se pensou e se discutiu para se chegar a uma proposta condizente com nossa Universidade e que pudesse ser utilizada como símbolo do esforço e trabalho, de todos os que fazem a UVA, por uma Instituição coesa e unificada na promoção do desenvolvimento social por meio da educação, com respeito à sua importância histórica na região e que, ao mesmo tempo, obedecesse aos padrões da heráldica – a arte da criação de brasões. A publicação, feita pela Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional (ACMI), do Manual de Identidade Visual da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e entregue a todos os setores da Universidade e Institutos que mantêm parcerias com a UVA, apresenta o novo Brasão da Instituição que passa a ser, também, a marca oficial da Universidade, a Bandeira e o Selo Oficial. O objetivo do Manual é orientar e normalizar a utilização desses símbolos.

O Brasão

Escudo de prata, três carnaúbas de sinople (cor verde na rubica heráldica francesa), contornadas de negro; boi em ouro; contornado de negro; serra em sinople, contornada de negro, ramos de algodão de sinople, frutados de prata, contornados de negro; terço superior do escudo de blau (azul), contendo o livro em prata, contornados de negro, entre a data escrita “1968” e o nome abreviado da universidade; em contrachefe, campanhadiminuta ondada de blau e prata de quatro tiras. Tochas de prata em número de três. Listel branco, com a legenda a negro: “AGERE SEQUITUR ESSE”

Veja o que significa cada elemento do novo brasão

Escudo

O escudo clássico flamenco-ibérico, também denominado de escudo português, lembra, no brasão, a herança recebida pela heráldica brasileira do Reino colonizador português, principal formador da nacionalidade. O metal prata do escudo simboliza paz, equilíbrio, trabalho e inovação. A cor azul do terço superior (chefe, zona principal e nobre do escudo) representa nobreza, e nas burelas ondadas em contrachefa, as águas do rio Acaraú. Carnaúbas, Boi, Ramos de Algodão Representam as atividades econômicas de maior tradição na região e seus principais ciclos econômicos, determinantes na formação social, política e econômica: o extrativismo vegetal da carnaúba (cera e fibra), a criação de gado (couro e carne) e o cultivo do algodão (óleo e fibra). O metal ouro que tinge o boi simboliza prosperidade. Serra Representa o relevo montanhoso da Região marcado pelos maciços da Meruoca, Itapajé, Itapipoca e Serra da Ibiapaba. Juntamente com as carnaúbas, em perspectiva no escudo, representam a grande planície fluvial do Vale do Acaraú. Livro, Data e abreviatura UVA Representa o saber e o conhecimento produzidos na Universidade. Em chefe, no escudo, representa também a educação como caminho, no presente, para o desenvolvimento social. A data “1968” faz alusão ao ano de criação da Universidade Estadual Vale do Acaraú e a palavra UVA, ao seu nome abreviado em sigla. Burelas Ondadas Representam o rio Acaraú que compõe o vale que empresta o nome à Universidade. Tochas As três tochas que sobrepõem o escudo simbolizam o ensino, a pesquisa e a extensão, como missão da Universidade para promoção da melhoria da qualidade de vida da comunidade. O esmalte vermelho (goles) das chamas simboliza valor, liderança e excelência.

Listel
Fita em que se escreve a divisa heráldica em latim: “AGERE SEQUITUR ESSE”, que, em português, significa: “O AGIR SEGUE O SER”. Os Símbolos Heráldicos da Universidade Estadual Vale do Acaraú encontram-se regulamentados pela Portaria nº 570/2007 de 27 de julho. Autor: Fábio de Melo Magalhães - Bacharel em Comunicação Social/ Jornalista pela Universidade Federal do Ceará e Coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da UVA.

Uso do Selo Oficial da Universidade

O Selo Oficial se constitui na assinatura e armas da Universidade como chancela oficial da UVA, que será usado para autenticar os atos da Reitoria, os diplomas e certificados expedidos pela Universidade. O uso do Selo oficial da Universidade Estadual Vale do Acaraú é reservado exclusivamente para os escritos e documentos oficiais da Reitoria, emitidos pela Administração Superior e assinados pelos seus titulares. Os demais órgãos acadêmicos ou unidades administrativas, somente em virtude de delegação de atribuições, poderão utilizar o Selo Oficial nos documentos destinados a outros setores ou a particulares, após autorização do titular da Administração Superior.

Veja as características do Selo

- Forma circular com 4 (quatro) centímetros de diâmetro, havendo entre os raios a proporção de 3 para 4 e tendo ao centro o Brasão da UVA, sem indicação dos esmaltes (cores). Em volta, dentro de círculos concêntricos, a legenda: “Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA”.
- O brasão da Universidade figura no centro de Selo. Bordeando a parte inferior do círculo constará a inscrição “Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA”. Gravada da esquerda à direita, começando na parte inferior e separadas a primeira e a última palavra por uma estrela

A nova bandeira da UVA A bandeira está dividida em três retângulos verticais em azul e branco. O retângulo central, de branco e mais largo, serve de campo para o Brasão da UVA. Terá como suporte cordão e borlas de prata e azul com haste e lança de ouro.

Fonte: UVANET